quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Trabalho Voluntário "Living with a big cats"

Volunteer Southern Africa    Living with a big cats

Olá amigos... Hoje vim falar um pouquinho da experiência que tive em um trabalho voluntário em North West Province - Africa do Sul.

Gostaria de tentar contar tudo que não encontrei quando fechei este projeto e a própria agência  (CI) não conseguiu me ajudar.

Vamos lá.....

Amooo viajar e queria planejar algo diferente nas minhas férias, pesquisei vários e vários lugares e não conseguia me decidir até que decidi aprimorar minha carreira e tentar procurar um curso de marketing no exterior e me veio a cabeça a CI, chegando lá, sentadinha esperando ser atendida comecei a dar uma olhadinha nos folhetinhos e vi váriossss de trabalhos voluntários e quando cheguei no de animais me encantei pelos projeto. Pronto... me achei, me identifiquei e me encantei.

A CI não soube me explicar muito do que rolava no projeto e fui para casa encantada e comecei a pesquisar tudo que encontrava e os videos no Youtube e me encantei ainda mais quando encontrei o Face do https://www.facebook.com/VolunteerSouthernAfrica/?fref=ts onde vi várias fotos e videos. Pronto, contando os dias para a maior experiência com animais da minha vida.

Fui na CI, fechei o trabalho voluntário para duas semanas ( 12/10/2015 - 25/10/2015) pelo valor de US$1665,00, incluso café da manhã, almoço, jantar e acomodação. Minha passagem aérea ficou R$ 2.700,00 ida e volta.

Pronto, tudo fechado ( em novembro/2014) aguardei 11 meses para as minhas tão esperadas férias, enquanto isso renovei meu passaporte, tomei a vacina de febre amarela que é obrigatória para a entrada no país, aqui no ABC Paulista tomei no Atende Fácil onde eles fornecem a carteirinha internacional (precisa ser essa), a vacina não é cobrada e válida por 10 anos.

Enfim dia 12/10/2015, embarquei no aeroporto de Guarulhos rumo ao aeroporto Internacional Tambo em Johanesburgo. Chegando lá já fui logo procurar alguém segurando a plaquinha com meu nome, começou a me bater um desespero pois não via ninguém e lembrei do papel que eu tinha com o nome do motorista que a CI lhe entrega próximo a sua ida, indo próximo ao balcão de informações para que alguém pudesse me ajudar eu vi um banner com uma menina com a camiseta dos Volunteers e pronto, aliviei. Eles ficam sempre bem atrás do desembarque, depois das cadeiras.

Cheguei as 07:10 da manhã e a diferença de fuso do Brasil estava de 5h a mais, tirei algumas dúvidas com ela e tive que aguardar até as 11:30 quando chegava o voo do último voluntário, nós precisamos aguardar todos que chegam naquele dia até a hora do almoço, enquanto isso fui dar uma voltinha para conhecer o aeroporto, ir ao banheiro e comprar um chip para meu celular na vodacom. Comprei um pacote de 500MB e coloquei 20 rands de crédito, gastei em torno de 249 rands em tudo mas durou apenas 3 dias, depois fui orientada a colocar 2mb onde consegui usar até o fim da minha viagem e ainda sobrou o pacote de net.

Quanto todos chegaram um carro veio nos buscar, até o Glen Afric ( local onde ficamos) leva em torno de uns 45 min. Não achei em lugar nenhum e ninguém me disse mas este lugar é também um Hotel e nós ficamos nos bastidores desse Hotel em um lugar que chama quarentine. O lugar é lindo, super organizado, limpo e com vários animais soltos ( girafa, zebras, avestruz e os gatinhos) Os demais ( leões, tigres, cheetahs, hienas e elefantes ficam em seus respectivos espaços)

Quando cheguei ao Glen Afric fiquei encantada o lugar é enorme e conforme iam me levando ao local que eu ia ficar já estava vendo os animais, fiquei mtoo empolgada. Desci do carro, fui recepcionada pelos "voluntários líders" que já estão lá a meses e em seguida foram me mostrando o lugar e meu quarto ( alguns com 4 e outros com 6 camas, quartos separados por homens e mulheres).

Fiquei no quarto com 6 camas onde havia - (1) canadense, (2) finlandesas e (1) brasileira, todas muitooo legais.

Informações Principais:

Horário de trabalho: Seg, terça, quarta e sexta das 08:00 as 17:00
*Quinta e domingo (folga)
Sábado - das 08:00 as 12h
* Toda quinta é realizado passeios ( é cobrado entre r200 a r1200) depende do passeio.
De sábado e domingo pessoal não faz nada, só descansa e fica na piscina, mas eu, a brasileira e um pai com a filha (dinamarqueses) fomos passear e conhecer Johanesburgo. Muitooo Legal.

O que levar: muita roupa de calor no verão ( blusinhas, shorts, calça tipo legging ) e eu levei umas 5 jaquetinhas e usei apenas 1 dia pois o calor é demais, a noite esfria um pouco mas ainda fica abafado. Leve biquini/sunga/ shorts, NÃO ESQUEÇA: repelente e protetor solar, desodorante, shampoo, condicionador, sabonete e claro a câmera fotográfica.

Não precisa levar: Toalhas, salto alto, roupa de festa/balada, roupa de cama, travesseiro

Dinheiro: Rand, quando eu troquei o real estava valendo 3x mais. Eu levei 4 rands mas saquei mais 2 mil rands pois gastei nos passeios e no shopping

Lista no estábulo: Perto dos cavalos há 2 listas, uma para ir ao mercado ( 20 rands), shopping ( 60 rands) e outra para você colocar seu nome para andar com os elefantes, esse passeio não é cobrado e você tem direito de fazer uma vez por semana, é MARAVILHOSOOO.

Aos sábados tem festas, por isso é bom ir ao mercado na semana e comprar besteirinhas, cerveja, vodka, refrigerante, sei lá, o que você for beber pois senão você fica sem nada.

As refeições são feitas próximo aos quartos do Hotel e podemos usar o bar de lá para beber e conversar, temos acesso a todo lugar, menos a piscina do Hotel, podemos usar apenas uma que fizeram para os voluntários.
A alimentação é boa mas quase sempre tem um tipo de carne ( muitooo frango), salada e frutas e batata,  só vi arroz uma unica vez. Eles de final de semana faz coisas mais gordinhas como pizzas e hamburguers com batata frita mas se você enjoar da comida de lá pode pedir no restaurante do hotel que sai por volta de 80 rands - 145 rands.

Almoço: temos 2h - das 12h as 14h

Eu contato parece ser surperrr divertido, lá é legal sim, mas o que me desapontou foi que não temos muito contato com os animas, é trabalho pesado mesmo, fazemos cercas, buracos, cercados e praticamente limpamos merda o dia todo embaixo do sol escaldante, não foi fácil

Eu fiz apenas 1 passeio onde eu andei com as 3 leõas com cerca de 8 meses, filhote ainda, onde consegui tirar algumas fotos e joguei futebol com os 2 tigres que não param um minuto para que possa tirar foto, apenas estes 2 momentos e consegui tirar rapidamente com sorte uma foto com uma girafa próxima de mim.

Não se encantem com as fotos que veem no site pois são antigas, não tem filhotes e raro ter, aliar raríssimo pois lá não se reproduz animais, os filhotes que surgem por lá são filhotes que eles recolhem abandonados, atropelados, com algum problema o que é raro acontecer e ver.

Seu trabalho praticamente é pegar merda todo dia, limpar a merda dos cavalos, dos elefantes, cortar carnes ( praticamente um cavalo todo, já morto) para alimentar os demais animais, estes animais geralmente são mortos por atropelamento, ou que estão doentes...

Passeio com as 3 leoas
Baily - essa cheetah deve a pata traseira arrancada por um leão e foi levada para lá onde é cuidada e esta super bem
Shit Truck, toda a merda acumulada na semana é levada para este lugar e temos que tira-la do caminhão.

Passeio a cavalo

Casa do Elefante

Enfim, não foi realmente o que eu esperava mas consegui me aproximar para umas fotos de animais que não iria conseguir nunca me aproximar aqui no Brasil.
Trabalhei muitoooo, muitoo trabalho braçal mesmo, mas valeu a pena pelas pessoas que conheci, tive a oportunidade de conviver com diversas culturas e fazer vários amigos de várias partes do mundo.

Em um contexto geral a viagem foi boa, mas é ruim quando você vai esperando algo que na verdade é bem diferente do que você viu nas fotos e do que foi passado a você. Mas vlw!!!

Se esqueci de falar algo e tenham alguma dúvida terei o prazer em respondê-la

Mais umas fotinhos e espero que tenha ajudado, são dúvidas que eu tive e não encontrei resposta.

Ahhh lá não tem wifi, somente no refeitório e é horrivellllllllll, não pega, por isso comprem um chip, é de extrema importância para falar com familia, amigos, namorado/namorada etc.
As roupas eles lavam e de graça, só levar pela manhã na hora do café e deixar na lavanderia e pegar na hora do jantar.

Espero ter ajudado... Super beijos e boa viagem para quem estiver para embarcar nesta aventura.